quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os 4 Elementos da Cultura Hip Hop (Pt 4)

A cultura Hip Hop é formada pelas seguintes subculturas:


DJing: A alma, essência e raiz;

MCing: A consciência, o cérebro;

Graffitti: A expressão da arte;

B.Boying: Representa o corpo através da dança.


B. Boying

B. boy Dinamite, performing na Universidade Hip Hop
A palavra b-boy (break boy, beat boy ou Bronx boy) foi primeiramente usada pelo Dj jamaicano radicado nos Estados Unidos, Kool Herc. Ele deu esse nome a todos os dançarinos do início dos anos 70 e, b-boy passou a ser uma designação a um grupo de elite de dançarinos que participavam nas festas organizadas por ele.

B-boying é o estilo de dança dos b-boys, tambem conhecido como breaking.

Porquê Break e não Break Dance? É simples: o Break vai muito além de uma forma de dança. É acima de tudo, um estilo de vida para quem ama o Hip Hop, é atitude, é arte de rua. Embora o Break já existia há pelo menos 30 anos (de acordo com as maiores autoridades do mundo), sua explosão e exposição ao grande público, passou a acontecer a partir de 1979, quando já estavam formados todos os conceitos do Hip Hop como o conhecemos hoje, afinal, um ano antes (1978), já existiam as formações organizadas de inúmeras crews (grupos) de Break; as grandes gravadoras já acertavam as contratações de artistas de RAP e a concepção de Graffitti-Art assumia a actual forma de painel multicolor segundo a revolucionária definição do artista plástico Phase II.

A mídia propôs um conceito errado sobre o breaking: o conceito de que a dança era usada pelas gangs, que dançavam ao invés de brigarem. Porém, isso não é verdade, pois, nas batalhas de breaking, havia tumulto e aconteciam várias brigas por causa dessas batalhas entre b-boys.


Fonte: Apostila Os 4 Elementos da Cultura Hip Hop de General KS & Drako



J.I

Sem comentários:

Enviar um comentário