terça-feira, 8 de novembro de 2011

DE VOLTA AO PASSADO Com Pobres Sem Culpa



Eis aqui um grupo que sem recorrer a ajuda da mídia, conseguiu só pela sua atitude, persistência e originalidade, firmar o seu nome nas lides de Hip Hop nacional e não só.


Pobres Sem Culpa, formado pelos irmãos Ngadyama Uakamba o Sonhi e Nanhi Wanguimono, foi dos primeiros grupos de Rap a se identificar como tal em Angola. Quando nos finais dos anos 90 emigraram para a África do Sul encontraram melhores condições para a gravação e divulgação das suas músicas, que devido ao estilo e linguagem acentuadamente da rua, eram e de que maneira discriminadas pelos massmídia. Por outro lado, o som produzido por estes dois manos, soava como um verdadeiro hino para quem vivia a realidade dos guetos e das ruas.


E eram nestes guetos e ruas que a sua música subsistia até meados da década de 2000, quando a vida de Mestre Nanhi Wanguimono foi bruscamente interrompida vítima de assassinato. Estava desfeito o grupo.

Ngadyama Uakamba o Sonhi, na África do Sul em 1997 
Nanhi Wanguimono (agachado e à esquerda)
A única obra discográfica do grupo de que se tem registo, é o EP que disponibilizamos agora para download: intitula-se "Longe da Família", possui 5 faixas e foi editado de forma independente.


Como se costuma dizer, os homens passam mas as suas obras ficam; e temos a certeza que os Pobres Sem Culpa deixaram o seu nome bem gravado na história do Rap nacional.

One time for your fucking mind!



1 - Intro (Skit)

2 - God 4Give Ya

3 - Professores dos Emeeces com Mutu Moxy (Original Bantu) e Shorty Bang (Unidade Civil)

4 - Meu Pai

5 - Quem Pôde nos Salvar com Racional Kajnhengo

Baixe aqui.


J.I

5 comentários:

  1. Eu tenho os sons desses kotas (em kassetes e em diskos, num úniko disko k evite tokar pra não riskar, é cd pirata mas ripei pro pc), e sempre k pretendo viajar no tempo e ouvir RAP feito com alma e o koração. Ouço os manos...
    Se tivermos k falar da História do HIP HOP Nacional, não podemos nos eskecer deles. Markaram uma époka, por isso o HIP HOP agradece e akeles manos k pensam c/ o cérebro e não c/ a barriga tbm. Paz e Amor!

    ResponderEliminar
  2. Pobres sem culpa, falar deles só quem conhece um pouco do Rap nacional. Quem que pode?
    Escrevi e one like. DI

    ResponderEliminar
  3. Melhor Rapper da Velha Escola

    ResponderEliminar
  4. Pobres 100 Culpa

    THE BAST RAPPERS

    REI DA VELHA ESCOLA

    (são a verdade que acontece aqui na bwála) granda track ..
    saudades dos pobres sem culpa..

    ResponderEliminar
  5. Tou a ver neste momento o documtário sobre hip hop nacional, isto na TV zimbo. Fiquei triste ao ver o mano Ngadyama. Pobres sem culpa foram as minhas influencias. RIP nanhi

    ResponderEliminar