quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O WI QUE ESCUTA UNDER FALA MUITO E NÃO DÁ NADA


Não é por acaso que este artigo tem como título esta frase do poeta Phay Grand; é mesmo para espelhar a falsidade do amor que muitos juram ter pelo Hip Hop.

Temos estado a observar nos últimos anos um enorme crescimento do Movimento Hip Hop, pelo menos em termos quantitativos. E que bom não seria se esse crescimento se fizesse acompanhar de Humildade e solidariedade entre os hip hoppers. Aquilo que alguns chamaram de A Febre das Mixtapes é uma prova viva deste crescimento, mas deixa-nos muito tristes o facto de grande parte de nós ignorar (para não dizer esnobar) a maioria dos lançamentos que se fazem, independentemente do estilo ou tipo de Rap.

Nunca imaginamos que os militantes deste movimento que sempre teve um carácter subversivo e independente, se deixassem influenciar tanto pelo marketing e merchandising. Porque na verdade é isto que acontece: por um lado, as pessoas só estão interessadas em adquirir  a obra de quem lhes fez uma lavagem ao cerébro com muita publicidade. Por outro lado, há o orgulho (sujo) e falta de humildade que impede muitos manos de comprar as obras dos colegas. Até os que dizem ter muito dinheiro, parece que se comprarem os discos dos outros ficam sem dinheiro pro 'saldo' (recarga telefónica).

Outra situação triste se verifica nos espectáculos; quando os rappers que se acham muito estrelas (ou muito ocupados), depois de actuarem  simplesmente se retiram do local. De facto não são obrigados a permanecer, mas de certeza que tambem não acham bonito quando estão na pele dos artistas últimos do elenco. 

Não queremos aqui dizer que o caro leitor deve comprar tudo o que lhe aparecer a frente, mas que saiba que na verdade o que mantem vivo o Movimento são mesmo os eventos, lançamentos de álbums, mixtapes, etc. Não apenas as do teu Mc preferido, mas de todos os que integram a comunidade

O Hip Hop é um movimento de auto-afirmação, nisso, não há como não haver choques de personalidade, mas é necessário tambem haver respeito mútuo e INTERESSE pelo trabalho uns dos outros.

E pra fechar fiquem então com o som do Phay Grand, Paz & Amor.

Baixe aqui.



J.I

1 comentário:

  1. BUNITU, foda c, bunitu mezmu, ADOREI u artigu, supr prtinent

    Goztei... bwe

    PIPOKAHZ aka TRIBO SUL

    ResponderEliminar