segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A FEBRE DAS MIXTAPES


Depois de uma onda de álbuns de rap lançados sem sucesso e o mercado do rap entrar em recessão, agora entramos para uma fase em que toda gente lança mixtapes.

Outrora nos finais dos anos 90 e nos anos 2000,2001,2002,…,2006 os rappers em Angola , sobre tudo os undergrounds agraciavam o mercado com algumas mixtapes, que no geral não era só de um rapper, mas sim de vários rappers,faziam isso devido a falta de meios para lançarem álbuns. Ultimamente tem se assistido ao lançamento de muitas mixtapes, mesmo até quando quem as faz não tem nada para cantar, tem-se notado muita falta de criatividade, muita limitação e muita vontade de ganhar notoriedade por parte dos rappers.

Não temos visto o hip-hop a ser representado na maior parte dos casos, temos visto sim os rappers a aproveitarem-se das mixtapes para divulgarem ordinarices e mostrar desrespeito uns pelos outros. Será que agora temos que ter um rapper dicotómico, um que evita falar de certos temas no álbum e outro que tenta mostrar-se livre em expressões para as ruas. Com este ártigo não queremos nós dizer que todas as mixtapes estão mal, mas o objectivo deste artigo é mesmo de focar esse lado negativo que muito se tem constatado, temos visto uma espécie de saturação, os rappers estão a saturar os seus ouvintes.

Mixtapes sim!

Banalização do rap não!





Transmissor


2 comentários:

  1. Ganda cena, Transmissor. Tou-me a lembrar da mixtape Turn Off The Radio, dos Dead Prez, que tú mesmo me deste a ouvir, a alguns anos atrás. Akela sim, é uma mix q marca kem a ouve. E cá em Angola, infelizmente, são poucas as mixtapes q fazem a diferença.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com isso. Acho que muita gente tem feito músicas apenas para ter uma mixtape de vinte e tal músicas, mas realmente só se empenhou em 6 delas. Acho que os ouvintes nem sequer têm tempo de processar a mixtape inteira e lá vem outra. Muitos dos artistas parecem não estar a fazer música para torná-la eterna, mas sim para "bater" só até sair a próxima Mitape e surgir o novo hit.
    Eu me orgulho ao ver artistas que quando são mencionados, te trás memórias de várias músicas suas do passado. Tudo porque as músicas foram duradouras. A quantidade de nada vale quando não há qualidade. E quando falo de qualidade não falo só de musica bem misturada, falo de qualidade na maneira como a coisa é transmitida. :)
    Cfkappa

    ResponderEliminar