quarta-feira, 20 de julho de 2011

SOM ALTO


Olá bom dia, boa tarde, boa noite ao caro leitor conforme a hora do dia que estiver a ler este artigo. No âmbito do activismo social trazemos este artigo (Moral e Civismo).

Muitas são as vezes que passamos pelas ruas de Angola e nos deparamos com músicas muito altas, provenientes de casas, carros e até de motociclos, muitas das vezes em horários impróprios. A verdade é que a maior parte dos jovens que têm tal comportamento são ouvintes de RAP, KUDURO, RNB e ELECTRONIC.

Somos uma sociedade maioritariamente formada por jovens e entende-se que haja alguma irreverência na camada jovial, porém, isto não justifica tais actos. Ao ouvir música alta demais prejudicamos o nosso sistema auditivo e dos outros também, tais efeitos só fazem-se presente a medida que vamos envelhecendo. Além disso a poluição sonora constitui um acto anti-social e é um crime punível por lei.

Perceba um pouco de acústica:

• O som é o movimento progressivo de partículas (vibrações) num meio elástico em torno de uma posição equilibrada capaz de provocar a sensibilidade do órgão auditivo.

• Para que exista o som são necessários: uma fonte, meio elástico e um órgão auditivo normal.

• Um indivíduo normal com a idade entre 13 e 25 anos, é capaz de detectar tons puros entre 16Hz e cerca de 20000Hz(hertz ou Hz é o número de vibrações por segundo).

• Com a idade, o limite superior da frequência audível reduz-se marcadamente ( em média um homem de 65 anos tem, a 8000Hz, uma perda de sensibilidade de cerca de 40dB).dB ( decibeis) é a unidade do nível do som, em termos práticos pode-se dar conta se o nível do som que ouvimos é normal quando podemos ouvir outros sons exteriores ao lugar que estamos sem fazer esforço.




Proteja o seu ouvido e dos outros também!



Transmissor

Sem comentários:

Enviar um comentário