sexta-feira, 29 de julho de 2011

FREESTYLE NAS RUAS DE LUANDA

Freestyle Rap (literalmente Rap livre) é um subgénero da música Rap e freestyle (género musical nascido nos Estados Unidos nos anos 1980. A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance Music, Blues, House Music, entre outros). Se caracteriza principalmente por letras improvisadas do Rap, expressando o que sente sobre determinado assunto, mas mantendo um flow certo. As "batalhas de MCs" são uma das principais atracões do género. Dois rappers fazem freestyle, geralmente atacando um ao outro, e o público decide o vencedor. Mas não confundamos a batalha entre Mcs ou rompimento com o freestyle em si. Qualidade de vocabulários, saber jogar com as palavras, rapidez a raciocinar, saber fazer estudo de quem nos ouve, espontaneidade, criatividade, bom estilo vocal, são alguns dos condimentos para ser um bom “freestyleiro” de música Rap.

FREESTYLE RAP NAS RUAS DE LUANDA

Nas nossas andanças pelas ruas de Luanda, encontramos um conjunto de jovens a fazerem improvisos de Rap, no município do Rangel, Bairro Comandante Nelito Soares, no largo da rua B-3, às 18:40 de uma sexta-feira, segundo os jovens, eles fazem sempre improvisos todas as sextas feiras, a partir das 18:30, no local supra citado.

Energia canalizada  na aprendizagem, diversão, socialização,amizade,desafios e coragem
Espontaneidade na vivência em grupo
Conhecimento de vocabulários, raciocínio lógico, percepção da reacção humana face o poder das palavras

Ocupação para os mais jovens não dedicarem-se a actividades impróprias

Inspiração para quem ouve
 
Reunião da velha e nova escola, não importa a idade

Diversão na rua

União entre comerciais e undergrounds, tudo pelo Hip-Hop

Convívio entre jovens  que pensam que o Rap é uma escola

Muito BeatBox para animar

Mc Eufrasio
Transmissor pergunta: fazes freestyle a quanto tempo e como é que tudocomeçou?
Eufrasio responde: Bem eu faço freestyle a um bom tempo, nós começamos com esse movimento aqui no largo da B-3 há dois meses, tudo começou quanto nós estávamos na escola, eu dei a iniciativa, os meus colegas gostaram e depois decidimos continuar a fazer todas as 6º feiras a partir das 18:30 em diante.

Transmissor pergunta: Antes de vocês começarem a fazer freestyle o que é que vocês faziam nas 6º feiras de noite?

Eufrasio responde: Nada de especial, nos reuníamos com amigos e por vezes ficávamos em casa.

Nevada (membro da Skool Niggaz)

Transmissor pergunta: O que é que fazias antes de começar a fazer freestyle na rua?


Nevada responde: Só ouvíamos música, éramos amantes do Rap, escrevíamos, mas nunca tivemos a oportunidade de procurar fazer o movimento crescer.

Kenedy AKA Potássio (membro da Skool Niggaz)
Transmissor pergunta: Na tua opinião que características deve ter um bom “free styleiro”?

Kenedy responde: É preciso prática, procurar palavras que muita gente não conhece, também saber fazer duplo sentido.
A esquerda Mc Samilidon (membro da Skool Niggaz) e o seu amigo a direita

Transmissor Pergunta: Na tua opinião quais são as zonas de Luanda mais fortes em freestyle?

Samilidon responde: O movimento está expandido em várias «bandas», eu pelo menos vivo na Avenida Brasil, prédio 57, no meu prédio também se criou um movimento de Rap, mas agora passou para a Sagrada Família, na B-3 o movimento começou este ano (2011), o movimento está bom e está crescer, já na Sagrada Família lá é mais complicado, aparecem pessoas que já têm nome e « ficam a se a achar», eu acho que o movimento está crescer, como aqui na B-3, na Sagrada Família, na rádio. Agora criou-se um espaço para fazer freestyle na Maianga, na Floresta e no Cruzeiro, eu acho que o movimento está crescer, voltou a essência, apesar de eu ser comercial, isso não quer dizer nada, comercial ou underground nós estamos todos unidos pelo Hip-Hop, juntos venceremos.
Skan

Transmissor pergunta: No teu ver o que é que fez o Rap desaparecer das ruas de Luanda?

Skan responde: O que fez o Rap sair das ruas foi algo muito simples, quando os rappers começaram a gravar as músicas, conseguiram entrar em estúdio, muitos que estavam a vir das novas camadas se emocionaram, não passaram mais para aquela fase das ruas, foram logo também para o estúdio, porque chegou uma altura que gravar Rap estava fácil. Eu também era puto mas também posso falar que fui daquela época do Extremo, do Vui Vui, também já andei bué atrás do Boy G. O que aconteceu é que muitos que estavam a vir depois viram que estava fácil gravar, não passaram mais nas ruas, é tipo pessoas que não passaram na escola, na essência, não beberam mais daquela água e por isso é que o Hip-Hop saiu um pouco das ruas e consequentemente deu em tantos álbuns na rocha, sem querem ofender ninguém

Skool Niggaz 


Transmissor

Sem comentários:

Enviar um comentário