quinta-feira, 14 de abril de 2011

OS QUATRO ELEMENTOS DA CULTURA HIP HOP (pt2)

A cultura Hip Hop é formada pelas seguintes subculturas:


DJing: A alma, essência e raiz;

MCing: A consciência, o cérebro;

Graffitti: A expressão da arte;

B.Boying: Representa o corpo através da dança.


MCing


Kool Klever, Mc da old school muito respeitado em Angola

RAP quer dizer Ritmo e Poesia. Ao contrário do que muitos pensam e dizem por aí, o RAP foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos. Por volta de 1960, na Jamaica, existiam os “sound systems” muito populares na ilha, pois, sem dinheiro a população dos guetos ia para as ruas e ficavam escutando músicas nesses “sound systems”, que eram na época algo como hoje é o trio eléctrico no Brasil, só que em escalas bem menores... daí então, com as músicas com ritmos jamaicanos rolando, os “toasters” que eram como os Mc’s (mestre de cerimónias de hoje), ficavam falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas económicos, a violência nos guetos, enfim. Sobre a dificuldade em geral da classe baixa.

A ida desta nova forma de música para a América, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha e emigrarem para os Estados Unidos, por problemas económicos e políticos.

Uma das pessoas que foram para os E.U.A e desembarcaram em Nova York, foi o Dj Kool Herc, trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica. Daí então com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de RAP por todo o gueto de Nova York.

Quanto ao primeiro registo fonográfico de RAP, há divergências entre os estudiosos; alguns dizem que foi o grupo Sugar Hill Gang que gravou o 1º registo em vinil para o grande público, outros dizem que foi o grupo Fatback com o célebre King Tim III, por volta de 1978.




Nota Explicativa: esta série de artigos tem sido extraída de um fascículo (apostila) produzido pelos angolanos General KS e Drako, distribuído pela MP3 Produsons na pessoa de Nelson Campos. Portanto, caros leitores, quando não concordarem com alguma coisa aqui contida, não se inibam de manifestar-se em comentário aqui no blog, para que da mesma forma os autores possam responder-vos. O mesmo aplica-se aos interessados em adquirir o material.

  






J.I

Sem comentários:

Enviar um comentário