Não se precisa ser muito observador para reparar que cada vez mais as estações radiofónicas em Luanda passam menos temas musicais de Rap ( me refiro ao Rap no geral, comercial ou Underground), actualmente ouve-se mais Rap nas ruas do que nas rádios, é do nosso interesse (amantes de Rap) que este estilo passe mais nos órgãos de informação convencional, mas que passem o Rap nacional, dado o carácter educativo e interventivo que este estilo acarreta consigo.
Chegamos ao cúmulo de ouvir mais Rap estrangeiro (que já estão mais que promovidos no mundo) em muitas das nossas rádios, em detrimento do Rap nacional, e tais estações ainda vêm dizer alto e em bom tom que defendem a cultura nacional; meus senhores, temos assistido à uma marginalização do estilo e de quem o faz, temos visto cada vez mais rappers a fazerem músicas com cabeça, tronco e membros, mas mesmo assim não têm o devido reconhecimento da sociedade civil e do Ministério da Cultura.
Parece-me que muitas das rádios só passam as músicas de quem os faz agrados, independentemente se esta música tem qualidade ou não, com esse tipo de atitudes perde a música angolana, perde o Rap, perde a cultura angolana, perdem os melómanos, perdemos todos nós.
Transmissor
Grande cena, Transmissão. Mas será q esta situação ñ se deve ao facto de o Rap ñ se enquadrar nos moldes da música convencional...?
ResponderEliminarSe pra passar na rádio os rappers tenham de perder a sua identidade enquanto rappers, eu prefiro q as coisas continuem como estão: com mixtapes (a "Febre" hehehehehe), shows... enfim; Independência!
Aliás, ñ te xkeças q o Rap é música de rua.
PAZ!
J.I, todos nós sabemos que o rap é um estilo com diversidade temática e que é um estilo de rua e não um estilo na rua, o rap não é só para as ruas, é para a sociedade,isto porque o rap age sobre a sociedade, o rap não é um estilo marginal, para andar só nas ruas a fugir das rádios, Tvs.Exerceremos mais influência na educação, mentalidade, modo de agir e estar das pessoas, quando estivermos mais presentes nestes veículos de informação.
ResponderEliminarLembre-se que um blog não é rua, mas sim um pequeno sitio de informação suportado pela internet.Acredito eu que o rap só se espalhou mais pelo mundo graças as rádios e televisões.Penso também que todo cantor sente-se bem ao escutar a sua música na rádio ou ao assistir o seu video clip na televisão.portanto vamos ser realistas,precisamos das rádios e televisões por estarem entre as TICs que os mais pobres têm acesso e que chega aos lugares mais recônditos do planeta terra.
O Rap é música de rua sim Jorge, mas enquanto nós contentarmos com o Rap a bater nas ruas, nunca teremos os nossos bons rappers a viverem dessa linda cultura.
ResponderEliminarA cultura não vai morrer por não passar nas rádios ou na TV, mas de certeza que muitos rappers se perderão...
Transmissor, muito bom texto e muitos bons temas que têm trazido aqui nesse grande espaço. Permita-me "roubar" o mesmo para o CQC, lógico que darei os devidos créditos...
Epá, manos. Nada contra aparecer na rádio ou TV, mas eu sou memu do tempo em q o slogan era: "a revolução não será televisionada".
ResponderEliminarQuanto aos "roubo", dread, fica à vontade. Tamuz aki pra isso.
OK Cenas estás perfeitamente à vontade, estamos sempre a colaborar uns com os outros.
ResponderEliminarJ.I não te esqueças de te atualizares no tempo, afinal de contas o tempo passa e as coisas mudam.