segunda-feira, 21 de março de 2011

HIP HOP UNDERGROUND EM ALTA

Fila à entrada do show de Bob Da Rage Sense, no Cine Atlântico

Bom dia, boa tarde, boa noite ao caro leitor da revista electrónica BALUMUKENU HIP HOP. Tem sido uma grande surpresa para toda gente, o destaque que o Rap underground tem ganho na sociedade angolana, embora muitos são os que não aceitam tal realidade, talvez por orgulho ou meramente para depreciarem o estilo citado. O Hip-Hop underground vem subindo, desde os tempos dos espectáculos que praticamente restringiam-se à diminuta sala do Elinga Teatro.

Depois vieram os espaços (apresentações no Espaço Baía, Salão Verde e outros), levando o Hip-Hop underground para outras esferas da sociedade, outro tipo de público para além do público intrínseco ao Hip-Hop, consequentemente houve um aumento quantitativo e qualitativo dos amantes do estilo. Em consequência disso os realizadores e promotores de espectáculos arriscaram ir ao Cine Atlântico realizar espectáculos só de Rap. Agora o impensável está prestes a acontecer, um espectáculo de Hip-Hop underground no Pavilhão da Cidadela Desportiva (Concerto do álbum O incorrigível de Kid MC, no dia 26 de Março de 2011 as 19:00 horas). O caro leitor pode estar a perguntar para si mesmo se eu não esqueci o espectáculo do álbum Mentalidade, do Afroman, lembremos que este foi um concerto com vários estilos de música, em que o RAP era o condimento principal e não era algo do universo Hip-Hop underground tal como o conhecemos. Mas não estamos aqui só para falar de espectáculos (veja o título do artigo).


Panfleto do mega show de Kid Mc

Lembremos também que as vendas de álbuns tiveram um aumento que pode ser observado mesmo a olho nú (sem recorrer ao número exacto de discos vendidos). Desde 2009 estamos a assistir uma certa saturação no mercado da música convencional, o público está farto de ouvir sempre as mesmas coisas, os mesmos cantores, então é aí que a música alternativa entra em cena e ganha cada vez mais espaço. Ao longo do tempo, devido a dureza dos Mc´s do Hip-Hop underground, este estilo ganhou fama (embora a imprensa convencional tenta passar uma imagem negativa), tal fama que já atingiu até a esfera política nacional. Como certos órgãos de informação preferem manter-se apáticos ao estilo, aparelhos de som dos automobilistas (taxistas e pessoas singulares), a internet, facilitou tal divulgação. Mas quero aqui referir que um dos factores que mais contribuiu para a adesão ao Rap, é o facto da maior parte da nossa população ser constituída por jovens.





Transmissor

Sem comentários:

Enviar um comentário