segunda-feira, 10 de maio de 2010

MISTURA DE RAP COM KUDURO


Ainda me lembro dos tempos que já lá se foram, em que muitos rappers chamavam o Kuduro de tráfico de burrice, o Kuduro tal como todo estilo novo, foi duramente criticado, renegado de diversos modos, não se imaginava na altura que um dia veríamos misturas de Rap com Kuduro, o facto é que tornou-se mesmo realidade.

Para muitos conservadores a mistura de Rap com Kuduro vem desvalorizar o Rap, para outros nem por isso, mas a verdade é que tal mistura só vem mostrar mais uma vez a capacidade criativa e inovativa que os nossos cantores têm, estamos a fazer algo que só em Angola se vê, se calhar daqui algum tempo vamos ver outros cantores de outros países a fazem o mesmo, a fazerem algo que os angolanos criaram, meus senhores não sejamos destrutivos, olhem para essa mistura (Rap com Kuduro) como uma nova onda, tal como foi o reggaeton, o cranck, scalinguedon (dos Keima Roupa) e outros; há que parar de olhar para os nossos e para o que é nosso de forma depreciativa.

Não quero aqui deixar a impressão que as misturas de Rap com Kuduro só têm pontos positivos, o facto de tais misturas serem cada vez mais crescentes, só vem mostrar a pouca aceitação do Rap em Angola enquanto estilo de massas, verdade seja dita o Rap em Angola ainda é um estilo de grupos restritos, só num ou noutro caso é que vai mais longe.

Por outro lado muitos foram os rappers que outrora juraram nunca fazerem Kuduro, e hoje os mesmos o fazem, não devemos despreza-los ou critica-los, devemos sim tirar uma lição, "temos que ter cuidado com as nossas bocas pois o futuro não nos pertence."


Transmissor

5 comentários:

  1. O assunto é polémico, sem dúvidas.

    Todos estilos merecem o seu espaço e o Kuduro conseguiu o seu.

    Desde o início o Rap tem se "misturado" com outros estilos. 'Samples' de Jazz, Electro, Funk, Soul...e por aí.
    Chegou a vez do Kuduro, só que alguns Rappers foram pelo caminho errado e criticaram o Kuduro(aparentemente sem motivos)

    Gostei do post TX, é melhor não me prolongar muito, esse assunto dá "páginas sem fim" :D

    ResponderEliminar
  2. Yah o cognitivo falou já um pouco do que tinha para acrescentar. Rap com Kuduro, Rap e Kuduro, Rap e Kuduro...
    Os Rappers cantarem kuduro é uma coisa, os rappers cantarem com kuduristas é outra, se formos a ver o Hip-Hop vem sobrevivendo/evoluindo de/com misturas, e por misturar com um estilo NOSSO(Angolanos) é porque estamos mal??
    Calma ai, Rappers encarnarem kuduristas, yah isso é super errado, mas cantarem com ou fazerem misturas, acho que é algo, que para os rappers que cantam para as massas(como disse o TX), só têm a ganhar...

    Pontos negativos deixarei pra outra ocasião, mas é sim senhora um bom tema a ser debatido.. bom texto mano...

    Propz...

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez o problema ñ tá na obra, mas sim em kem a faz; misturar estilos, fazer coisas novas é sempre muito bom. Negativo é, quando supostos "artistas" fazem-no SÓ pq este ou akele xtilo «tá batê». Numa tentativa de alcançar os lugares cimeiros desses top's aí de quintas sem salus

    São na verdade sanguessugas em cujas palavras ñ podemos nos fiar.

    PAZ!

    ResponderEliminar
  4. Olá manos, é pura verdade tudo que voces disseram,há cantores que se dão bem qdo misturam rap com kuduro, como há outros que se dão mal...

    ResponderEliminar
  5. quem se conhece pode apostar com a propria boca... quem não se conhece diz algo mas volta por não saber as suas capacidades.
    viva o hip hop, viva o kuduro!

    ResponderEliminar