segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O PROGRAMA ANGOLA ENCANTA


Actualmente tem decorrido o casting do concurso de música Angola Encanta, certamente que esta informação deve ser do domínio de quase todos amantes de música. O concurso visa sobretudo valorizar a música angolana, de facto é uma boa idéia e até achamos bonito ver jovens aspirantes a cantores lutarem para verem realizados os seus anseios.

O que muito mexeu connosco durante tal programa foi o modo como o grupo de jurado discredibilizava aqueles que faziam imitações de Rap e Kuduro, chegando mesmo ao ponto de um dos júris dizer que cantar Rap era uma desvantagem, pois qualquer cantor doutro estilo podia fazê-lo e o contrário não acontecia. Pensamos que muita gente não sabe que para cantar Rap também é necessário regular o nível da voz, estilo vocal, saber respirar e compassar com o instrumental. O jurado do programa ̒ ̒Angola Encanta ̓tem mostrado um grande desconhecimento do estilo de música Rap.

Há algo que deve ser esclarecido: o que as pessoas chamam̒ "reppar"̓ é mesmo cantar; o que difere é a velocidade e o timbre de voz, o que acontece na música de acordo com estilo musical. Notem que o Rock é diferente do Jazz e este por sua vez difere do Samba que difere do Semba que difere da Kizomba.

Sugerimos que a organização do programa em questão procure enquadrar no jurado pessoas que dominem também outros estilos musicais, para o bem da música, para um maior respeito pelos cantores de Rap, Kuduro e outros estilos, que muitos tentam dizer que não são propriamente música.

 
 
Transmissor

12 comentários:

  1. Balumukenu, entendo que deve ser frustrante para os manos que foram fazer o casting mas eu vejo as coisas de outra maneira. Este tipo de concursos são normalmente direccionados ao canto. Não é o mesmo que o Britain's got talent por exemplo, onde há uma diversidade de classes e qualquer uma delas pode ganhar, dando grande enfase ao talento quer seja no canto, ginástica, rap, beat box etc. No Angola encanta será muito dificil o rap impor-se por sér mais a palavra falada com métrica e rítmo do que propriamente canto. Quantos ao corpo de Jurado, acho que este casting está a ser extremamente dificil para eles. Primeiro porque a qualidade dos concorrentes está muito baixa e segundo porque não foram estabelecidas correctamente e de antemão as caracteristicas ou requisitos para os concorrentes. Isto é o que eu acho. Kennedy Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Kennedy Ribeiro,Concordo contigo qd dizes q é um concurso direccionado ao canto. Oq ñ achei positivo "foi o modo como o grupo de jurado discredibilizava aqueles que faziam imitações de Rap e Kuduro".

    Ou os rappers e kuduristas não são cantores??

    ResponderEliminar
  3. Intelekto, neste plano também acho que o grupo de jurado foi desnecessariamente muito duro. Podiam ter mais tato e em poucas palavras explicar que não se tratava apenas de um concurso de imitações ou simplesmente dizendo que não era aquilo que eles procuravam para o programa. Ya, Faltou tato. Acho que eles querem imitar a dureza do ex-Juri do Amercan Idol (Simon Cowell) ou do Ídolos de Portugal (Manuel). Aqui como imitam tudo!!! Ja sabes. Espero que na proxima edição melhorem isto.

    ResponderEliminar
  4. O programa e Angola em canta, Não e angola em canto.
    Neste caso eu concordo com o BALUMUKENO...
    O Rap e um estilo muito diversificado, Artistas como Keita Mainda mostram nos isso, o canto e sincronização de voz e tão importante no Rap como num Semba ou Kizomba.
    Ex'' O Danny L reparava muito na atitude e agressividade dos artistas q imitavam Rap... O Rap não e atitude e Agressividade, mais sim POESIA, ENCANTO, E MENSAGEM o resto são só auxílios artísticos.

    JACKE DIZ''' VIVA O HIP HOP, VIVA O ROCK , VIVA A ARTE , VIVA A MUSICA..........

    ResponderEliminar
  5. Kennedy Ribeiro, falou e disse!

    Meta 4, infelizmente ainda custa a muita gente aceitar q Rap é música.

    ResponderEliminar
  6. Olá Kennedy Ribeiro, Meta 4( Jorge Intelektu é dá casa), obrigado pelos comentários, de facto ver as coisas em diferentes perspectivas ajuda sempre...

    ResponderEliminar
  7. estou aindo bem nos votos.os seres homano noa sao perfeitos. so para votar. os meu voto vai para o numero 4.

    ResponderEliminar
  8. Nao tenho muito qui falar. + os juris estao indo bem. + os meu voto vai para o numero 4. por 10000000000000000 vezessss.

    ResponderEliminar
  9. Katia.Que este progama nao acaba agora, como os outros. continuam. e o candidato que + gostei e o numero 4.

    ResponderEliminar
  10. No final de tudo é bom ver como a música move as multidões,vamos continuar a assistir o programa para aplaudir e para criticar quando necessário.

    ResponderEliminar
  11. eu ainda estou chatiada por terem eluminado o kudima lamera enveis deveriam eliminar o evandro almerindo so espero q nesta gala nao eliminen o Rui orlando ,o phelipe Nzinga ou a aldarete neto

    ResponderEliminar
  12. Não canto rap por natureza...más o rap sempre esteve presente nas minhas raizes musicais e sempre gostei de ouvir e acabei tambem por me apaixonar pelo rap,e pra mim cantar rap,como qualquer outro estilo é uma forma de expressar arte e poesia...está mais do que na hora do hip hop(R.A.P)ser acei-te na nossa sociedade...o importante é transmitir a menssagem de forma aque todos percebam as nossas intenções.desculpem a invasão.RUI ORLANDO.

    ResponderEliminar