terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ALBUM EM ANÁLISE: Mentalidade - Afroman



Agora é moda nas lides de Hip Hop e não só, aquando do anúcio de lançamento de um disco, dizer-se "o album mais esperado do momento". Mas para o caso deste disco, esse adorno publicitário é absolutamente dispensável. Ora aí está um album cheio, mas com conteúdo palpável; temas com que qualquer angolano se identifica logo a primeira.

"Eu sou made in Angola". Como se costuma dizer: mais velho é mais velho. E mais velho sabe que a melhor forma de causar impacto sobre as pessoas é produzir algo com que estas mesmas pessoas se identifiquem. O Yanick sabe-o bem, Mentalidade é um disco isento de americanismos e orgulho exarcebado que carecteriza a grande maioria dos rappers de hoje em dia. É o reacender da chama para aqueles que têm o RAP como música de intervenção social, aquele RAP consciente que foi o princípio de tudo, lembram-se?

Mentalidade. A capa do album é bastante sugestiva (muito mesmo), arrisca-mo-nos a interpreta-la como sendo uma representação dos vários caminhos que podemos seguir na vida. Mas é esta mesma capa que vem dar maior substância à confusão que gira entorno do nome do grupo (?).

Afinal, Afroman é um grupo ou não? porque se for, pensamos nós que o mais certo seria chamar-se Afromen (plural). E correctamente as pessoas e o próprio Yanick diriam: "os Afromen". Aconselhamos ao Yanick ou ao grupo a rever esta questão ortográfica.

Mentalidade. Veio contribuir minimamente para que a sociedade angolana passe a ver o RAP como algo sério, como um factor social. Melhor, como um contributo para o reerguer das mentalidades, num país que se pretende a renascer.

Bem haja Hip Hop, bem haja Yanick.

J.I

2 comentários:

  1. LEIA ATÉ AO FIM. NUNCA GOSTEI MUITO DO RAPP. MAS CERTO DIA O MEU COLEGA ESTAV OUVINDO AS MUSICAS DO YANNICK E SEI LÁ, CADA LETRA TOCAVA-ME DE UMA MANEIRA MUITO ESPECIAL. O ALBUM "MENTALIDADE" É A VOZ DE DEUS PARA UMA SOCIEDADE EM QUE O GELO DOS VALORES MORAIS VAI SE FUNDINDO COM O SOL DO ORGULHO, EGOÍSMO E TODA A BESTEIRA DA CABEÇA HUMANA. DEUS TE ABENÇOE YANNICK NGOMBO, ÉS A VOZ DE DEUS NESTA SOCIEDADE ANGOLANA QUE ESTÁ SE PERDENDO AOS POUCOS. "écrit par: Zetroc, boursier de TOTAL en France"

    ResponderEliminar
  2. consigui ver uma matéria sobre o rap do yannick, sem sem aqueles comentários extremistas, se é ou não under...
    o rap dele diz onde veio, onde está, e onde vai. perfeito ou não este é ele.

    ResponderEliminar