segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Acampamento Solidário Em celebração ao Mês da Kultura Hip Hop | Universidade Hip Hop




O dia 12 de Novembro é o dia mundial da Kultura Hip Hop, uma data que apesar de ter sido debatida ao longo dos anos em função de uma corrente que defendia que a data para celebração seria à de 11 de Agosto, foi consensual a partir de 2001 entre as duas principais figuras responsáveis pela criação e estruturação deste movimento cultural Dj Kool Herc (Pai da Kultura Hip Hop) e Afrikaa Bambaataa(Padrinho da Kultura Hip Hop) e outros conceituados e respeitados pioneiros desta Kultura que 12 de Novembro é a data oficial do aniversário da Kultura Hip Hop.

A 12 de Novembro de 1974, enquanto era celebrado o 1.° Aniversário da Universal Zulu Nation, em uma cerimónia em que participaram vários artistas na altura como o Dj Jazzy Jay, Queem Lisa Lee e Queen Pebble Poo. O Dj Afrikaa Bambaataa indicou que a união das 4 actividades predominantes na Juventude de Bronx New York (Deejayin,  Emeceein, Graffiti Art e Breakin), passaria a ser chamada de Hip Hop, apelando aos Membros das diferentes Gangs Juvenis a usarem unica e exclusivamente estas actividades para qualquer tipo de disputa entre a eles, sugerindo com isso que fossem abandonadas as disputas violentas que os caracterizavam e que este Movimento Kultural deveria ser guiado pelas linhas de orientação da Universal Zulu Nation (UZN), a busca pelo Amor, Paz, União e Diversão com Responsabilidade, um apelo que teve a resistência inicial de algumas Gangs mas que em um curto espaço de tempo teve uma aceitação quase que geral.
Desde esta altura que anualmente são organizados eventos para celebração desta efeméride, com destaque para os encontros organizados pela UZN que posteriormente passaram a ser adoptadas por outras organizações em redor do mundo.

Em Angola não é diferente e desde 2011 que a Universidade Hip Hop vem organizando actividades que englobam a prática dos 4 elementos Núcleos da Kultura Hip Hop sempre associado a um cariz informativo e filantrópico e para este ano está previsto uma actividade intitulada "ACAMPAMENTO HIP HOP SOLIDÁRIO".

No âmbito da Celebração do 42º aniversário da kultura Hip Hop (12 de Novembro de 2016), a UNIVERSIDADE HIP HOP em Colaboração com o Movimento Hip Hop do Huambo realizam o Acampamento Nacional Hip Hop Solidário-Okutiuka na Cidade do Huambo, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2016 (acesso livre). 

Vimos pelo presente convidar toda a geração da Kultura Hip Hop (amantes e praticantes) de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste. A participarem nesta festa alusiva a kultura que moldou a nossa personalidade.
O Acampamento contará com a realização de um Workshop e 6 oficinas (Street Knowledge, Graffiti art, Breakin, Deejayin, Produção da música rap e Emeceein).
E uma performance dos elementos núcleos da Kultura Hip Hop (Deejayin, Breakin, Graffiti art e Emeceein).

Obs: Estaremos a recolher donativos (Bens de primeira necessidade) para o Centro Okutiuka (Huambo).

Amor, Paz União e Diversão com responsabilidade.




Texto Por : Klaúdio Bantu(Universidade Hip Hop)


Shia Neurose

Sem comentários:

Enviar um comentário