terça-feira, 12 de junho de 2012

Ikonoklasta Detido Em Lisboa | Acusado de Tráfico de Drogas




O rapper angolano Luaty Beirão foi detido ao fim do dia 11 de Junho, no Aeroporto da Portela, em Lisboa, onde desambarcou proveniente de Luanda.

Segundo o seu produtor e amigo, Pedro Coquenão, as autoridades alfandegárias encontraram um pacote de cocaína, no pneu da sua bicicleta, que havia despachado em Luanda, forrada em plástico, para trocar em Lisboa, onde a adquiriu.

Pedro Coquenão informou que, quando o rapper recolheu a roda do tapete rolante, notou uma protuberância no pneu e a adulteração do forro de plástico. Disse ainda que o rapper nem sequer teve tempo de avaliar o que se tinha passado porque agentes locais abordaram-no imediatamente e o conduziram para interrogatório.

O produtor afirmou também que o cantor teve problemas com as autoridades migratórias em Luanda, antes de embarcar no voo da TAP TP288. Mas, como portador de dupla nacionalidade, incluindo a portuguesa, o mesmo terá conseguido embarcar.

“É tudo tão grosseiro. Calculo que nem sequer tenham alterado o peso original da roda quando o Luaty efectuou o despacho”, disse Pedro Coquenão.

Conhecido organizador de manifestações, Luaty Beirão, foi alvo de espancamentos por parte de milícias pró-regime, a 10 de Março passado, no município do Cazenga, em Luanda.

(...)

Desde então, fruto das ameaças que a sua família tem recebido, assim como ele próprio, o Ikonoklasta, como também é conhecido,  abandonou a sua residência e vivia escondido.  Poucos dias antes da sua partida, o autor visitou-o e juntos conversaram sobre a digressão que deveria efectuar em França, no "Festival Internacional Rio Loco", com o seu grupo A Batida, radicado em Portugal. O artista angolano Paulo Flores e a fadista Mariza são alguns dos nomes convidados para o  evento, a decorrer em Toulouse, para onde o grupo deveria embarcar na próxima sexta-feira.

(...)

Ciente das perseguições de que tem sido alvo, o Ikonoklasta viajou sem despachar bagagem, excepto a roda.

O historial de pressão política contra Luaty Beirão já é significante.  A 2 de Junho de 2011, a residência onde vivia, no Bairro Vila-Alice, em Luanda, foi invadida por um grupo de mais de 50 jovens que supostamente reclamavam pagamentos pelo seu envolvimento numa manifestação. Estranhamente, os  jovens, todos desconhecidos do Luaty Beirão, faziam-se acompanhar de jornalistas estatais que reportaram a sua salvação “graças a pronta intervenção da Polícia Nacional”. Os indivíduos atiraram garrafas e vários objectos para a sua casa e, apesar da localização da 3ª Esquadra, na rua vizinha, não houve qualquer intervenção das entidades policiais para o acudir e deter os arruaceiros.

A 17 de Junho de 2011, enquanto acompanhava a sua avó ao banco, três indivíduos agrediram-no em plena luz do dia, junto à Agência Funerária São João, na zona do Alameda, em Luanda. Apesar da presença dos transeuntes e de vários seguranças, os agressores causaram-lhe ferimentos nos braços, pernas e na região lombar.

(...)

Em Dezembro passado, por ocasião do Natal, indivíduos desconhecidos enviaram, de presente, um urso de peluche para a sua avó, com quem vivia. Uma carta acompanhava o urso, ameaçando de morte a família, com impropérios raciais e a promessa de invasão e incêndio da casa com todos lá dentro.

Visado como um dos jovens mais influentes no movimento de protesto que tem crescido em Luanda, e causado muitas dores de cabeça às autoridades, a detenção do Mata Frakuxz, outro dos seus nomes artísticos, certamente causará grande celeuma.

(...)

Fonte: Maka Angola.


J.I

1 comentário:

  1. UMA NOTICIA TRISTE, E K JA SABEMOS KE TEM A MAO DA DITADURA. MAS UMA VEZ A VERDADE VEM A TONA DE UMA MANEIRA CRUEL. K TD SE ESCLAREÇA. UM DOS RAPPERS MAIS CORAJOSOS DE ANGOLA... EU FALEI BARULHO COM ESTA NOTICIA!

    ResponderEliminar