sexta-feira, 20 de abril de 2012

Noiz 100 Eles No Huambo | Por Dj Nkkappa


Nkkalorosas Saudasonz.

Eis me aqui, marcando nestas linhas, o que foi a nossa curta passagem pelo Planalto Central (Huambo) Ready Neutro e Drunk Master foram os 1ºs a sentir o Frio da terra, segui Eu (Dj Nkkappa) e o Abdiel k só começou a abraçar se no dia da Venda. Excepto o Abdiel, todos nós Viajamos de carro, Propósito, apreciar a Beleza Natural que essa NOSSA ANGOLA tem de sobra. Morro do Moku, foi a causa das babas na minha boca, Ready Neutro com seu jeito Hilariante, ainda conseguiu detectar aonde se esbarram os Álbuns da musica Angolana que o público não aplaude ou até aplaude mas não compra. Rochas, quase impossível não admirar a forma como estão sobrepostas umas sobre as outras.

A hospitalidade do pessoal liderado por Bruno Polo ou Bruno Legend, (o responsável pela nossa estada no Huambo) como preferirem, foi das melhores, moveu palhas e nunca nos deixou faltar algum calor, talvez pra nos fazer lembrar Luanda. Nandinho Muteka, foi a maior Referência da hospitalidade que tivemos naquela Cidade e que se comprometeu a ser o Responsável pela próxima ida ao Huambo; Prontidão, Lealdade acima de tudo. As Meninas da casa e o Puto Skaduda nunca saíram das nossas memorias. Admito ter sido tentadora a ideia de ter de dormir no mesmo quarto com 3 Mulheres Nuas e não fazer sexo, foi duro pessoal. Vi Ready Neutro quase a caminho do altar pois encontrou amor falando Umbundo (Mentindo claro né!).

Não assisti o filme do Jackie Chan, em que a Bebida tem um Mestre em Angola e que a exercita bem, isso eu vi. Drunk Master obrigou-nos a não esquecer que a sua inspiração são garrafas na realidade pois nunca as abandonou (Ritmo, Alcool e Poesia), Abdiel chegou bwe ensonado, vindo dum Tchilo num Club qualquer, que teve de ser acordado varias vezes, corria o risco de não ir a Praça da Cultura. Foram necessárias duas Redbull´s pra manter o Homem em Pé por algumas horas.

Passeamos pelos mais populares e referenciados lugares da Cidade, mas foi na CENTRAL aonde a Diversão atingiu o seu ponto mais alto. Sem o habitual lugar VIP, sentamos numa mesa qualquer e entramos no clima da diversão. Musica ao vivo tocada pela Banda da casa formada por 5 elementos, (Rítmica e voz Principal, Solo, Baixo, Teclado e Bateria). A voz Principal é sem dúvidas a maior razão do entretenimento daquela pousada. Com um repertorio repleto de músicas muito populares e conhecidas pelo publico ele dá voz e magia na noite. Ouvimos muita música boa, mas a que n sairá da minha Cabeça nunca foi uma musica Brasileira cujo titulo não sei, mas sei que numa das passagem o Cantor diz: Moça, Moça, assim você me mata; mas n foi essa, a que ele cantou foi na verdade uma versão desta musica em varias Línguas começando pela sua tradicional UMBUNDU. Imaginem pessoal, essa letra cantada em UMBUNDU...? CHINÊS? PORTUGUÊS DE PORTUGAL? ÁRABE pra aumentar ainda imitou um MUDO, hahahahhahahahahhahahahahh, Escapei morrer ia.
Saudamos nos com muita boa musica interpretada pela Banda e Convidados. Possuídos já pela bebida e aproveitando se da dificuldade do Mestre de Cerimonia que disse falar UMBUNDU e não INGLÊS teve em pronunciar os nomes dos Artistas, na hora da publicidade, Bruno Polo (Legend) subiu ao Palco e anunciou em jeito de Freestyle, os Eventos (Venda e Secção de Autógrafos e Show). Mas como o nome diz Mestre é Mestre e Bruno Legend foi rompido pelo Anfitrião k seguiu a Ritmica Rap e Rapó improvisando mais uma vez pra delírio geral. Bruno Legend R. A. P. Rest in Peace.

No Sábado fui assistir a um Encontro de um grupo de pessoas que tem como Objetivo criar um Movimento que se responsabilize pelo Hip Hop naquela cidade. Algum trabalho já esta sendo mostrado por eles estão neste momento a organizar os aspetos Técnicos para o 3º Show de Rua. A vontade ainda é maior que a Organização, mas com alguma Persistência Absoluta, a cena poderá funcionar melhor. Força manos. De noite fomos a Discoteca. Antes uma passagem rapida ao Pavilhão Multiuso ”Osvaldo Serra Vandunem” , pra uma Smookada e apreciada Weed. Depois o grupo se dividiu e Eu, Ready Neutro e Bruno Legend fomos levados a Discoteca por Nandinho Mutekinha (Muito boa pessoa).

A Recepção continuou calorosa, Dj Atos Trancoso fez as Honras da casa com o Habitual lugar VIP reservado. Eram mais ou menos 2h´s e a casa estava Super vazia que mais parecia uma Discoteca sem sucesso. Perguntei ao Bruno se era sempre assim, ao que ele respondeu: espera só mais 20minutos e já vais ver. Como que por magia, 20minutos depois a Casa ficou Super lotada que parecia que foram chamar as pessoas em suas casas anunciando lhes entradas grátis. Gika Durão foi a figura da nossa Noite, não nos deixou ficar 1 segundo com as mãos vazias. Bebemos a noite toda. (Eu nas Coca Cola´s, Ready Neutro nas Saca facil da Super Bock, e Bruno Legend em Shot´s).

As 3h30m, Ready Neutro o único presente dos 3 anunciados foi chamado e com seu jeito levou todos em Coro a dizer: Sai da frente, sai, sai da frente... ACIDENTE. Bissness são Bissness, ninguém m´atrapalha, Bissness são Bissness, ninguém m´atrapalha. Aplaudido pelo Publico presente aproveitou e anunciou os Eventos ai tambem. As 4h00m fomos pra Casa dormir porque Business são Business e as 8h começava o Business.

Domingo, já com Abdiel em terra, que havia acabado de chegar e ainda cheio de sono. As 9horas, já que ninguém nos dizia nada, apoiados por Nandinho Mutekinha, decidimos ir pra o recinto aonde decorreriam as vendas e encontramos o Cenário a ser montado. Da Organização, só Bruno Legend e o seu Fella estavam presentes, ajudamos a montar o que faltava e as 10horas, estavamos todos sentados (com ajuda da Redbull que o Abdiel tomou duas seguidas) e com os produtos expostos. (Cd´s e Tchirt´s). Ready Neutro Cd´s do "Efeito Neutro", Drunk Master Cd´s da "Ressaka" e 5 unicas Blusas, Abdiel Cd´s dos volumes 4 e 5 da sua saga de Mixtapes.

As vendas foram muitos boas, Quase tudo que se levou foi vendido. Drunk Master regressou sem Produto algum, Ready Neutro vendeu todas Bulusas e regressou com alguns poucos discos, Abdiel esgotou as Blusas, o volume 5 e regressou com 5 copias do Volume 4 que foram danificadas por uma causa natural que agora já não me lembro mas que tem a ver com Armazenamento. Muito publico querendo estar ao lado dos seus Artistas Favoritos, Muitas interrupções nos autógrafos por causa das Poses pra fotos e muita simpatia se viu entre Artistas e Fans. Ready Neutro e Abdiel tinham consigo muito publico feminino, Drunk Master talvez pela postura Kriminal ficou mesmo só com o Publico Masculino.

As 15h já só o "Efeito Neutro" estava exposto vendendo ainda como Blue nas Cantinas. 16h decidimos bazar pra Casa repor as Energias pra hora do Show. As 18h30, o pessoal da Organização do Show, foi ao Kafoia aonde iria acontecer o Show, pra acertar os detalhes finais e depois nos pegarem pra nossa apresentação. Lá chegaram e encontraram a triste notícia de que teriam de pagar o Espaço USD 1.500,00 espanto geral, já que nas anteriores conversas com o Dono do Espaço não havia acordo de valores incluso.

Na verdade a noticia se espalhou rápido e de forma bruta. Ready Neutro arrazara na Discoteca na noite anterior o que levou o Dono do Kafoia a repensar na cedencia do Espaço e resolver cobrar. Ninguém da Organização estava preparado financeiramente pra tal e por isso não tinham como pagar o Recinto. O Público, porque sabia que haveria Show naquele local as 21horas, se fazia presente ao Local e encontrava a triste notícia de Show Cancelado. Business são Business ninguem m´atrapalha, acho que o Sr Kafoia levou essa pra casa também, e assim não houve Show. Esforços ainda foram tentados, mas em vão, a decisão estava tomada e sem valores que até acabaram por baixar pra pra USD 1.000,00 já que o Show prometia e porque muito bom público ficou no Local a espera duma decisão melhor escapando da Chuva também, mas, epah, ninguem estava munido de valores pra pagar o Recinto e por isso não houve Show do Ready Neutro, Abdiel e Drunk Master no Huambo. O dia acabou nos em casa, já que não haveria Show e também Chovia dum Coro. Fui pra Casa aonde eu estava Hospedado, Ready Neutro & Abdiel foram ainda comer nalgum Restaurante qualquer enquanto Drunk Master... Drunk Master. 2ª Feira 4h30 Saímos em direcção a Base Local da Empresa de Transportes Publicos e Interprovinciais SGO, pegamos os Bilhetes pra Viagem. As 6h10m começou a nossa Viagem de Regresso a, a, ah, Luanda.

A viagem só não foi melhor porque algumas coisas aconteceram, tipo uma correia que rebentou no Motor do Autocarro bem na entrada do Zenza do Itombe. Lembrar que reparamos que essa correia devia ser dupla e não unica como estava ela montada no Motor (ANGOLA né!), dizer tambem que já no Autocarro em que fui, Partiu se uma Pa na Elice do Motor. (ANGOLA né).
Tivemos que pagar uma outra viajem num Autocarro da TCUL que depois de uma hora e meia parados no Zenza do Itombe, nos trouxe pra Luanda.
KAFOIA é o termo que agora passamos a usar pra apontar Magalas, aqueles que fatigam os mambos dos outros e COPYNGAS é o termo que passamos pra usar os Falsos. Acho, acho mesmo, ainda não tenho certeza de ter mais alguma coisa pra falar, mas se tiver, prometo vos que escreverei outro Artigo.
Só me resta dizer que: Só os Surdos e os Mudos ousam dizer, Hip Hop esta a morrer. (Funny Punch), 

Bazei!

Dj Nkkappa, Luanda aos 05 de Abril de 2012

Via www.hiphopangolano.net


J.I

Sem comentários:

Enviar um comentário